Encontro aconteceu na Reitoria da Urcamp

Corpo docente do curso

O provedor da Santa Casa de Caridade de Bagé, Prof. Dr. Carlos Eduardo Santos e coordenador do curso de Medicina, que está em fase de projeto, sendo submetido aos editais do Ministério de Educação, apresentou à Reitoria do Centro Universitário da Região da Campanha, tendo como reitor o Prof. Dr. Guilherme Bragança, parte do Corpo Docente, cerca de 30 profissionais convidados.
“Foi explicado o projeto, sanadas as dúvidas individuais dos docentes, de como está sendo formatada a matriz curricular e as disciplinas, carga horária, participação da Santa Casa como hospital universitário referência do curso de Medicina. Investimento em futuros laboratórios, incremento à pesquisa e obviamente, sobre a importância da qualidade de ensino. As aulas serão presenciais e com a valorização de profissionais locais, referências em suas áreas de atuação. Parte deles já dispõe a titulação necessária. Inclusive já houve interesse manifesto em busca por mestrado e doutorado, gerando ainda mais qualidade ao futuro corpo docente”, afirmou Santos.
“Bagé tem a melhor estrutura hospitalar dos municípios que compõem a 7ª Coordenadoria Regional de Saúde, o que a torna provável cidade selecionada para a execução do projeto do curso de Medicina”, complementa.

Projeto do curso de Medicina
Sobre o comprometimento dos profissionais da área com o projeto, Santos reitera “nosso compromisso é de que o curso seja com pessoas que tenham o compromisso com o estudo, o ensino, a atualização e que tenham história em Bagé. Isso tudo impactará diretamente na formação acadêmica do futuro colega. Sendo que muitos destes poderão permanecer na cidade, contribuindo para qualificar a saúde do município e da região”.
Carlos Eduardo Santos detalha que “junto com o projeto, há a necessidade de apresentar a intenção de implantar Residências Médicas. A Residência em Clínica Médica que temos hoje, é exclusiva do hospital, ligada ao MEC. Então, deveremos apresentar no mínimo, outras duas residências médicas em distintas especialidades. Isto está sendo construído. Em princípio, a ideia seria ofertar uma Residência Médica em Pediatria e outra em Ginecologia e Obstetrícia. São áreas carentes no País, e não exclusivas de Bagé. Os alunos que hoje se formam, têm menos interesse em escolher essas duas especialidades”, explicou.