Project Description
UTI Neopediátrica da Santa Casa de Caridade de Bagé
A UTI Neonatal atende os bebês de zero até 28 dias de vida, e a UTI Pediátrica atende os bebês de 29 dias até crianças menores de 12 anos de idade.
A equipe é composta por 09 médicos pediatras, neonatologistas, cirurgião pediátrico e conta também com profissionais de apoio como médico ecografista, 05 fisioterapeutas, em três turnos de trabalho. A equipe também é constituída por 08 enfermeiras, sendo uma chefe de equipe, e por técnicos de enfermagem. Todos recebem treinamento específico para trabalharem na UTI Neo, e participam na realização de atividades de educação continuada permanente.
Uma história de comprometimento
UTI Neopediátrica da Santa Casa de Caridade de Bagé foi fundada a mais de 30 anos, sendo referência para todo o Estado, prestando assistência qualificada e humanizada ao recém-nascido e sua família. Inicialmente, começou com 06 leitos e, após se modificou em cumprimento às normas vigentes da legislação do Ministério da Saúde (MS), e passou a ter 08 leitos. Logo após, também em atendimento às normas da legislação do MS passou a ser UTI Pediátrica mista, sendo composta pela UTI Neonatal com 10 leitos e a UTI Pediátrica com 08 leitos.
Em 2017, o Banco de Leite Humano da SCCB recebeu a avaliação Padrão Ouro por estar de acordo com as normas técnicas de qualidade da Rede Brasileira de Leite Humano, sendo um dos únicos Banco de Leite Humano do interior do Estado a ter este reconhecimento.
A média anual de atendimentos das duas UTIs é de 450 a 500 crianças internadas. A nossa média de sobrevivência, da UTI Neo, entre aqueles bebês de baixo peso (abaixo de 1,5 kg), oscila entre 70 a 75%, que é o índice da média estadual do Rio Grande do Sul.
A Unidade de Terapia Intensiva Neonatal da SCCB conta com uma equipe especializada e toda a infraestrutura necessária para o tratamento de recém-nascidos em situações de risco.
Visitas
Neste momento, para a prevenção e controle das infecções, é necessário o cumprimento de um conjunto de ações que visam à redução máxima do risco de infecção. Entre estas ações, a restrição de visitas é uma medida imprescindível.
Quanto aos horários, a entrada é livre para os pais.
Está temporariamente suspensa a visitação dos demais familiares.
Orientações aos responsáveis
Telefone: (53) 3240-3200 ramal 237
INFORMAÇÕES GERAIS
(53) 3240-3200
Rua Gomes Carneiro, 1350
Bagé/RS