O Serviço de Radioterapia da Santa Casa de Caridade de Bagé recebeu no dia 18/12, a visita dos parlamentares senador Luís Carlos Heinze e do deputado federal Afonso Hamm, que destinaram emendas nos valores, respectivamente, de R$ 500 mil e R$ 1 milhão 250 mil para a aquisição do Upgrade de potencialização do Acelerador Linear de Radioterapia. O equipamento de última geração possibilita um tratamento em menor tempo e mais localizado de radioterapia. O atendimento aos pacientes é realizado na Unidade de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia – Unacon/ Serviço de Radioterapia.

Os parlamentares foram recebidos pelo provedor da Santa Casa, Dr. Carlos Eduardo Oliveira dos Santos, a Responsável Técnica da Radioterapia, Drª. Patrícia Izetti, o diretor administrativo da Oncologia/ Radioterapia Aires Prado, Radio-oncologista, Física Médica e Supervisora de Radioproteção Drª. Andressa Froner, diretor de Relações Institucionais Rafael Amaral, diretora de Comunicação e Marketing Lorena Robaina e lideranças setoriais e colaboradores. Também estavam presentes no ato lideranças de toda região.

 

Celeridade no atendimento

Conforme Santos, “o aparelho é o que tem de última geração na radioterapia e proporciona a celeridade no atendimento aos pacientes, diminuindo o número de sessões, com mais eficiência e reduzindo a fila no Sistema Único de Saúde (SUS), destaca que a Radioterapia e a Oncologia de Bagé viraram referência no Estado.

A responsável técnica do Serviço de Radioterapia, Drª Patricia Izetti informa que “o tratamento para o câncer com essa tecnologia de ponta oportuniza uma previsão de 5 dias entre o agendamento e o planejamento das aplicações. A capacidade de atendimento da Radioterapia é de 50 pacientes novos ao mês”, enfatiza.

Hamm afirma “umas das tecnologias mais modernas do mundo, nós temos aqui na Santa Casa. Os pacientes não precisam mais se deslocarem para a capital para buscarem o atendimento oncológico. A comunidade da região conta com serviço completo de saúde e atendimento de qualidade e humanizado em Bagé”.