A integração da inteligência artificial (IA) na endoscopia tem sido uma área de desenvolvimento significativo na Medicina. A IA pode desempenhar vários papéis para melhorar a precisão, eficiência e, principalmente, no diagnóstico de lesões, influenciando na conduta a ser adotada. 

O Serviço de Endoscopia da Santa Casa de Caridade de Bagé – SCCB, Centro de Treinamento da Fujifilm da América Latina, desde julho (2023), estava atuando exclusivamente na colonoscopia com essa tecnologia. Dr. Carlos Eduardo Oliveira dos Santos chefe do Serviço de Endoscopia da SCCB foi selecionado para ser speaker e consultor da Fujifilm por suas destacadas publicações científicas, em especial sobre imagem avançada e também IA.

Esta tecnologia de ponta foi concedida a Santos para dar o seu parecer técnico e realizar mais produções científicas a respeito desta inovação, contribuindo com o desenvolvimento dessa importante ferramenta de inteligência artificial. 

No dia (12/12), a Santa Casa recebeu a IA para Endoscopia Alta, sendo o primeiro hospital no RS a utilizá-la e um dos três no Brasil. 

“Na colonoscopia, a IA auxilia na avaliação do preparo do cólon, do tamanho dos pólipos, da técnica da realização do exame, da retocolite ulcerativa, no diagnóstico diferencial entre pólipos neoplásicos e não neoplásicos e, sobretudo, na detecção de pólipos pré-malignos. Já na Endoscopia Alta, a IA permite detectar lesões pré-malignas de esôfago, estômago e duodeno, assim como certificar que todo o estômago foi avaliado”, relata Dr. Carlos Eduardo Santos.

A Santa Casa de Caridade de Bagé como Centro de Treinamento da FujiFilm e da Sociedade Interamericana de Endoscopia Digestiva está apta a receber endoscopistas  nacionais e internacionais para seu aprimoramento técnico.